Cruz Vermelha – Núcleo de Cucujães

Telefone: 256 892 051

Email: dcucujaes@cruzvermelha.org.pt

Site: http://cucujaes.cruzvermelha.pt/

Localização: Rua do Mosteiro – Apartado 166

Conferência Vicentina de Jovens de Santa Catarina de Labouré

Email: c.v.santacatarinadelaboure@hotmail.com

Localização: Casa de Santa Catarina de Labouré  |  Rua do Mosteiro nº 1460  |  3720 – 792 Vila de Cucujães

As Conferencias Vicentinas são um movimento católico de leigos que se dedica, sob o impulso da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado dos seus membros.

Em Cucujães, a Conferência Vicentina de Jovens de Santa Catarina de Labouré Presta diferentes tipos de apoio à comunidade, entre os quais:

  • Apoio domiciliário às pessoas carenciadas, estabelecendo um vínculo de igual para igual, de pessoa para pessoa;
  •  Transportam e congregam idosos isolados (uma vez por semana) com o objetivo de aliviar a sua solidão ou carências, originadas pela ausência de familiares ou amigos;
  • Apoio às famílias mais necessitadas com ajudas diretas de alimentos, roupa e bens;
  • Oferecemos diferentes programas sociais que atendem à realidade da comunidade onde se inserem: 4 casas temporárias para apoiar famílias carenciadas durante um período de mudança, de estabilização e/ou integração na sociedade;
  • Empréstimo de equipamentos de apoio como camas articuladas, andarilhos etc..

No seu conjunto, procuram, sempre que possível, inserir os assistidos na sociedade criando condições para que possam viver com dignidade.

Fundação Condessa Penha Longa

Telefone: 256 881 525

Email: geral@fundacaopenhalonga.pt

Site: https://www.fundacaopenhalonga.pt

Localização: Largo do Mártir de São Sebastião, 67

A Fundação Condessa de Penha Longa, também conhecida como Asilo da Gandarinha, é uma Instituição de Solidariedade Social fundada a 6 de Setembro de 1874 pelos Viscondes Sebastião Pinto Leite e Clementina Libânia Pinto Leite, sua esposa.

Esta instituição sempre assumiu – e continua a assumir – um papel importante a nível da Ação Social na Vila de Cucujães. Atualmente serve de Escola Primária, Jardim de Infância e acolhe, ainda, o grupo de jovens JMV e o Rancho Infantil e Juvenil de Cucujães, para os seus ensaios.

Fundação Manuel Brandão

Fundação Manuel Brandão

Telefone: 256 899 410

Email: geral@fmbrandao.pt

Site: https://www.fmbrandao.pt

Localização: Rua do Mosteiro nº 3031 – Apartado 12  |  3721 – 908 Vila de Cucujães

A Fundação Manuel Brandão é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, criada segundo as disposições testamentárias de D. Lucinda e D. Almira Brandão. Com sede na Vila Brandão, esta instituição foi criada em 1975.

Como principal objetivo, a Fundação apela à proteção social a pessoas carenciadas, o apoio à família e à 3ª idade, tendo como lema: Gerir (com rigor e dinamismo); Humanizar (com amor e solidariedade); Animar (para transmitir uma grande alegria de viver).

Lar de Santa Teresinha

Telefone: 256 899 260

Site: http://www.omas.pt/index.php/lar-de-santa-teresinha

Localização: Largo da Igreja, n.º 60

O Lar de Idosos Santa Teresinha é uma das valência da Obra Missionária de Ação Social (OMAS), cuja sede é em Cucujães. É uma IPSS que iniciou o seu trabalho em 1995 como resposta a necessidades de membros idosos da SMBN e seus familiares. Atualmente tem capacidade para 40 utentes.

O Lar para Idosos destina-se a acolher pessoas idosas, com mais de 65 anos, desinseridas do seu meio familiar e/ou social, e que expressem livremente a sua vontade em ser admitidos.

O Lar para Idosos realiza atividades recreativas e ocupacionais assim como culturais, intelectuais, espirituais / religiosas, desportivas e comemoração de dias festivos e aniversários.

Misericórdia da Vila de Cucujães

Telefone: 256 899 220  |   256 047430

Email: misericordia.cucujaes@gmail.com

Site: https://www.misericordiadecucujaes.pt

Localização: Rua Núcleo de Atletismo de Cucujães n.º 215

A Misericórdia de Cucujães nasceu em 1937 do esforço estoico e persistente de um punhado de bravos e caritativos cucujanenses preocupados com as questões sociais, admiravelmente solidários com as notórias e numerosas situações de evidente carência económica.

É atualmente constituída por um conjunto de recursos humanos e físicos que se completam entre si, desenvolvendo a sua atividade na vertente educativa através das respostas sociais Creche, Pré Escolar e CATL.