Depois de dois anos de interregno, no passado dia 16 de julho, o Largo da Fonte das Manguelas voltou a acolher a Festa das Coletividades, Associações e Mostra de Artesanato da Vila de Cucujães.
A abertura da Festa começou com a habitual visita aos diversos stands, acompanhada e abrilhantada pela Banda Filarmónica Cucujanense. Em seguida, a rua foi animada pelo grupo Janizários do Museu Regional de Cucujães que deram vida aos Gigantones ao som dos bombos.
A manhã encerrou com um desfile de carros, minis e motos que nos transportou no tempo e trouxe de regresso ao Largo da Fonte das Manguelas mesmo a tempo da abertura das tasquinhas das associações. À hora de almoço o difícil foi escolher entre porco no espeto, enguias, bifanas, caldo verde, cachorro-quente e outros petiscos. A vasta oferta de doçaria também não facilitou a escolha da sobremesa levando à tentação de escolher de tudo um pouco.
Com a barriga cheia a tarde convidava a ficar, com a promessa de diversos espetáculos animados. Começamos com a entrega de lembranças aos participantes da exposição e desfile de carros clássicos, minis e motos e prosseguimos com a atuação do grupo de concertinas do Museu Regional de Cucujães, que se deslocou ao longo de todos os stands. Depois das danças animadas do Grupo Junta&Dança, que puseram a assistência a dançar, a rua foi invadida pelas peripécias e boa disposição do grupo de teatro TEPAS.
À hora de jantar tivemos oportunidade de provar novas iguarias deliciosas e andamos novamente com a cabeça às voltas entre tantas opções. O ambiente estava incrível e o tempo pedia um jantar prolongado e descontraído com o pano de fundo das atuações de dança do grupo do campo de férias da Cruz Vermelha de Cucujães e da Escola de Dança da Diana Rocha.
A atuação musical com Paulo Soares embalou e deu ritmo às caminhas depois de jantar para uma última volta pelos diversos stands.
Com as energias reestabelecidas estávamos prontos para abraçar as memórias e dar vida às músicas preferidas dos anos 80/90. Com o recinto cheio de calor humano, cantamos, saltamos, dançamos e revivemos.
Trouxemos os Cucujanenses à rua e animamos a Vila com a colaboração e participação de: Junta de Freguesia; C. Sénior; Winet Formação; Amigos da Bancada; ACC; TEPAS; Joker Grupo Motard; Associação de Pais Filarmónica; Fundação Manuel Brandão; Leões do Monte; Conceição Lopes (apoio ao Rodrigo); Museu Regional; JMV; Escoteiros grupo 18; NAC; Escola Diana Rocha; Ana Rita (artesanato); Helena Vilela (artesanato); Associação de Artesão das Terras de Santa Maria; Barraca de Plantas (Recolha de Fundos para o Salão Paroquial).
Não poderíamos terminar sem deixar um agradecimento especial ao Manuel Bastos (membro do Joker Grupo Motard) pelo seu trabalho e colaboração, que permitiu que todas as Coletividades e Associações usufruíssem de energia elétrica.
Bem hajam a todos os membros da organização, colaboradores e a todos os que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso deste dia de festa.
Até para o ano!