LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE CUCUJÃES
Pelo terceiro ano consecutivo, Cucujães celebrou a elevação da freguesia a vila, cujo aniversário é no dia 11 de Junho.
Ricardo Tavares, em representação da Câmara Municipal, salientou a importância de Cucujães e a necessidade desta data ser assinalada, reconhecendo o mérito na organização desta iniciativa à Junta de Freguesia.
Estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia, Simão Godinho, os elementos do executivo, o Presidente da Famoa, António Grifo; António Gonçalves, Presidente da Assembleia de Freguesia e demais elementos da Assembleia de Freguesia e Municipal e ainda a deputada da Assembleia da República, Inês Lamego.
Foi apresentada a segunda edição do livro “Cucugianis”, da co-autoria de Valter Santos e Teresa Cruz Tubby, e ainda com a colaboração de Clara Vide, que deu o seu contributo no estudo das “alminhas” existentes na freguesia.
As alminhas, pequenos altares onde era costume parar-se um momento para deixar uma oração e, por vezes uma esmola pelas almas são um padrão de culto, hoje considerado património artístico religioso, um dos temas retratado no “Cucugianis II” que a partir de hoje se encontra à venda na Junta de Freguesia de Cucujães e fará parte do espólio da Biblioteca de Cucujães.
Teresa Cruz Tubby, quis deixar mais frutos do seu trabalho em prol da freguesia e, a fim ser exposto nas novas instalações da Biblioteca de Cucujães, ofereceu um quadro com os nomes de todos os soldados Cucujanenses da Primeira Grande Guerra.
HOMENAGENS A CUCUJANENSES
Simão Godinho reserva ainda este dia de comemoração da elevação de Cucujães a vila para fazer homenagens a figuras que se destacaram pelos mais diversos motivos.
Foi feita uma homenagem a Abel Rodrigues de Oliveira, cidadão sempre atento aos outros e sempre prestável a diligenciar para manter qualquer espaço em seu redor em bom estado de conservação, sem olhar a posse, direitos ou obrigações.
Teresa Cruz Tubby, a referida autora do livro, distante estudiosa, mas também, muitas vezes, in loco, da Vila de Cucujães.
Com a presença de alguns familiares juntou-se à homenagem póstuma a José Luís Filipe Coelho dos Santos, jornalista, João Araújo, jornalista da Azeméis FM, na qualidade de ex colega de trabalho.
Outra justa homenagem, na presença de seu filho, foi feita ao Mestre Alfredo Silva, professor e pintor de várias obras e que a muitos alunos influenciou com a sua arte e maneira de a expressar.
FESTIVAL DE TUNAS
As Associações e Coletividades da freguesia, fizeram-se representar em mais de duas dezenas, no desfile que se seguiu desde a Junta de Freguesia até ao campo de jogos do Atlético Clube de Cucujães, espaço onde atuaram quatro Tunas Académicas, A K´Rica Tna (Tuna feminina da Escola Superior de Enfermagem de Oliveira de Azeméis); a Rapazinhos Tuna (Tuna masculina da Escola Superior de Enfermagem de Oliveira de Azeméis); a Tuna da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e a Partituna (Tuna masculina do Isvouga, em Santa Maria da Feira).
Com esta iniciativa, a Junta de Freguesia pretende também juntar diversas entidades da freguesia das mais diversas áreas ao estender o convite a todas as Associações para assistirem à vertente cultural do evento que pretende alastrar aos demais habitantes e sensibilizar para a necessidade de, pela cultura, a Freguesia se reunir ficando a conhecer a história do passado de Cucujães, por ações do presente para vingarem no futuro para as demais gerações.
É de salientar ainda, que este ano, reforçou-se esta iniciativa junto de outras faixas etárias.
A pedido da Junta de Freguesia, os professores do primeiro ciclo colaboraram e prontificaram-se a explicar a importância deste dia aos alunos, estudando com eles o significado do brasão de armas da freguesia nas escolas de Faria de Baixo e do Picoto. Será uma tarefa a repetir no próximo ano, se possível.
Aos alunos do primeiro ciclo fica a questão: “Ainda se lembram das cores do brasão de armas da Freguesia? E qual o significado das suas insígnias?”